· A empresa
· Área de Atuação
· Cases
· Contato
· Conheça o sistema
· Dicas importantes
· Download
· Dúvidas frequentes
· Conceitos técnicos
· Manual do usuário
· Recursos
· Tutoriais
· Notícias
· Outros Softwares
· Parceiros
· Privacidade
 
 



Usando a classificação final do tipo "futebol"

 

Ao criar um torneio que tenha fases de grupos, ou seja, fases em que os participantes estão divididos em grupos, e, caso esses grupos tenham 4 participantes cada e o torneio seja em 2 turnos, o usuário pode usar a opção do Espelhamento de Rodadas.

O que é?

Trata-se de um recurso que modifica a posição final dos participantes em um torneio.


Quem usa?

As entidades de futebol, como a FIFA, por exemplo, costumam adotar esse método de classificação final, diferentemente da maioria dos outros esportes, que adotam um padrão do COI (Comitê Olímpico Internacional).


Qual a diferença?

Na maioria dos esportes, os participantes que classificam-se para os play-offs de um torneio sempre terminarão a competição em colocações de acordo com sua eliminação nesses play-offs, e não de acordo com sua campanha ao longo da competição. Assim, um participante "X" que cai nas Quartas-de-Final de um torneio, por exemplo, jamais ficaria atrás de um participante "Y" que saiu da competição nas Oitavas-de-Final, mesmo que o "Y" tenha conquistado mais pontos na somatória da fase de grupos e do play-off. Na sistemática de classificação final do tipo "futebol", esse fenômeno pode ocorrer, caso o "Y" tenha feito uma campanha melhor na somatória das duas fases.


Comparativo:

- classificação final padrão classificação final "futebol"
1ª Fase: Participante X faz 3 pontos
Participante Y faz 9 pontos
Play-Off
(Oitavas):
X vence nos pênaltis (+ 1 pt)
Y perde (+ 0 pt)
Play-Off
(Quartas):
X perde (+ 0 pt) X perde (+ 0 pt)
Condição 1: X: eliminado nas Quartas
Y: eliminado nas Oitavas
X: eliminado nas Quartas
Y: eliminado nas Oitavas
Condição 2: X tem que ficar na frente de Y por ter perdido uma etapa depois Y tem que ficar na frente de X por ter feito mais pontos
Pontuação
final:
X: 3 + 1 = 4 pontos
Y: 9 + 0 = 9 pontos
X: 3 + 1 = 4 pontos
Y: 9 + 0 = 9 pontos

Classificação
final:

X: ficou entre os 8 melhores
Y: ficou entre os 16 melhores
X: ficou entre os 16 melhores
Y: ficou entre os 8 melhores
Condição 3: X ficou na frente de Y por ter perdido uma etapa depois Y ficou na frente de X por ter conquistado 9 pontos contra 4
Condição 4: teve mais peso o fato de X ter chegado às Quartas e Y ter perdido nas Oitavas teve mais peso a pontuação conquistada do que a etapa onde foram eliminados

 

Opinião:

Este recurso só deve ser usado para quem for reproduzir no Sports Manager uma competição de futebol da FIFA ou de outras entidades que adotem o sistema, pois não faz o menor sentido um torneio ser formatado com Play-Off na fase final, ou seja, adotar um sistema em que é desprezada a campanha da 1ª Fase em prol de um mata-mata sem que ninguém tenha vantagem do empate, mas depois, quando a competição termina, dar relevância à campanha geral. Também não faz sentido um participante que chega, por exemplo, às Quartas-de-Final (ou seja, fica entre os 8 melhores do torneio) e depois, na classificação final, termina atrás de alguém que parou nas Oitavas-de-Final (só havia conseguido ficar entre os 16 melhores).

 
. Aviso:


Ao instalar seu SoleCorp Sports Manager, leia com atenção o contrato e a licença de uso.

 
Para conhecer as telas e a interface do Sports Manager e ver as instruções, passo à passo, de como utilizar o programa para gerenciar seus eventos esportivos, consulte a seção "Tutoriais" no menu ao lado.
Copyright © SoleCorp - Todos os direitos reservados