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Manual do Usuário

 

Capítulos:

:: 1.0 - O que é

:: 2.0 - O que faz
:: 2.1 - Cadastrando tabelas
:: 2.2 - Cadastrando participantes
:: 2.3 - Criando competições
:: 2.4 - Gerenciando competições

:: 3.0 - Quem fez

:: 4.0 - Especificações técnicas

:: 5.0 - Contato

 


1.0 - O que é:

O SoleCorp Sports Manager é um sistema desenvolvido especialmente para a criação e gerenciamento de competições esportivas de diversas modalidades, individuais ou por equipes, para a língua portuguesa e inglesa, sendo pioneiro no mundo todo nessa categoria de software.



2.0 - O que faz:

O Sports Manager possibilita ao usuário ou à entidade organizadora do evento (associação, federação, confederação, etc.) usar os modelos de tabelas pré-programados ou cadastrar suas próprias tabelas; criar copas ou campeonatos de diversas modalidades esportivas e depois administrar o andamento dessa copa ou campeonato e também possibilita o cadastro de grupos de participantes para serem colocados nas competições criadas.



2.1 - Cadastrando tabelas (funcionalidade excluída nas versões superiores à 1.3):

O Sports Manager permite a criação de tabelas esportivas personalizadas, mas já conta em seu banco de dados com tabelas pré-programadas para grupos de 3 a 24 participantes.

Caso queira, mesmo assim, criar sua própria tabela, na tela inicial do Sports Manager, clique em "Tabelas". Um pequeno formulário será aberto, exibindo as opções para cadastramento de uma nova tabela, ou para a edição de uma tabela já existente. No módulo "Opções", você escolhe para quantos participantes será a tabela e quantos turnos terá a disputa. Conforme for alterando os campos de inserção, o Sports Manager lhe mostrará quantas rodadas terá a disputa, quantos jogos serão realizados em cada uma dessas rodadas e qual será o total de jogos somando-se todas as rodadas de todos os turnos.

Após definir o número de participantes e a quantidade de turnos da disputa, clique em "Criar", e um novo formulário será aberto, já com as rodadas definidas. Basta agora preencher os campos com letras de "A" a "Z", indicando os confrontos de cada uma das partidas, de acordo com o número de participantes que você escolheu. Esse formulário contém o gabarito para apenas um turno, pois o segundo turno de um torneio simplesmente inverterá os mandos dos jogos do primeiro turno.

Exemplo: Após abrir o Sports Manager, você clica em "Tabelas", e o formulário "Tabelas" é exibido. Você escolhe "4" participantes e "2" turnos. O módulo "A tabela será criada com" exibe as seguintes informações: Total de Rodadas = 6; Jogos por Rodada = 2; Total de Jogos = 12. Você clica em "Criar" e um novo formulário é exibido. Ele está dividido em rodadas. Na "Rodada 1" existem 2 linhas, com 2 campos em branco em cada uma das linhas. Cada linha corresponde a 1 confronto entre 2 participantes. Você preenche os campos da primeira linha com as letras "A" e "B" e, na segunda linha, com "D" e "E". Com isso, indicou ao Sports Manager, que na sua tabela, o primeiro jogo da primeira rodada será com o participante "A" enfrentando o "B", e o segundo jogo dessa rodada terá o participante "C" enfrentando o "D". Depois de preencher todos os campos em branco, indicando a ordem de todos os confrontos da sua tabela, você clica em "Salvar", digita um nome para identificar sua tabela e clica novamente em "Salvar". Pronto, sua tabela personalizada está pronta para ser usada pelo Sports Manager.

Quando criar uma liga (ítem 2.3) e desejar usar sua tabela personalizada, clique em “Tipo de Tabela” nas opções encontradas logo abaixo do número de participantes e de turnos, no formulário de criação de ligas. O Sports Manager estará sempre com a opção “Padrão” selecionada, e, ao clicar sobre “Personalizada”, o usuário verá abrir-se um formulário pedindo que seja indicada qual tabela personalizada será usada, bastando para isso que o usuário escolha a tabela que ele mesmo criou.

Para a criação de copas, somente será possível inserir um play-off personalizado (e não tabelas personalizadas nas fases de grupos), que também deverá ser previamente criado pelo usuário. Porém, nesses casos, recomenda-se que o usuário, ao criar a copa (ítem 2.3), escolha a opção de classificação “Personalizada”, assim poderá, sem a necessidade de criar tabelas próprias, escolher a posição de cada usuário na tabela do play-off em questão.

Observação: Tenha sempre em mente que, caso cadastre tabelas com erros de formatação, o seu torneio será prejudicado. Desta maneira, é absolutamente necessário que o usuário saiba as teorias e conceitos técnicos de criação de tabelas esportivas, para que consiga criar tabelas sem erros. Também é necessário prévio conhecimento das características da modalidade esportiva para o qual pretende-se criar uma tabela personalizada. Para a criação de um play-off personalizado, também é necessário que se conheça a dinâmica de distribuição de participantes em uma chave do tipo “olímpica”, para que não haja erros na sua copa.



2.2 - Cadastrando participantes:

Para criar e gerenciar um evento esportivo, são necessários participantes para integrar o evento. O Sports Manager pode criar grupos de participantes, de acordo com sua necessidade, para serem colocados nos eventos promovidos.

Para cadastrar participantes, sejam eles pessoas ou equipes, clique em "Participantes", no Menu Inicial do Sprts Manager, e o respectivo formulário será aberto. Clique em "Grupo de Participantes". Uma caixa de diálogo será aberta para você escolher em que grupo quer cadastrar seu participantes. Se nunca cadastrou nenhum participante, não haverá grupos criados, sendo então necessário criar um grupo de participantes inteiramente novo. Dê um nome ao seu grupo de participantes. Ex: "Futebol", "Associação Náutilus", "Série A", "Turma do Escritório", etc. Em seguida, o Sports Manager pedirá que você escolha um símbolo para o grupo criado. No nosso exemplo, vamos considerar que você criou o grupo "Série A". Para este grupo, você escolhe como imagem, o brasão da CBD (Confederação Brasileira de Doncobol) que você, por coincidência, tem gravado em seu computador. Se não tiver nenhuma imagem adequada para o grupo criado, o Sports Manager tem a imagem padrão para grupos de participantes, que pode ser usada sem nenhum problema. Agora que o grupo de participantes "Série A", cuja imagem é o escudo da CBD, já foi criado, você pode começar a cadastrar os participantes desse grupo. Clique no campo "Nome" e cadastre seu primeiro participante. Ex: "Atlético Caiçara". Agora, clique no local destinado à imagem do participante e indique ao Sports Manager qual será a imagem relativa ao "Atlético Caiçara". Se não tiver uma imagem adequada, deixe a imagem padrão do Sports Manager. Depois é só escolher as cores que identificarão o participante e clicar em "Salvar". Pronto. O participante "Atlético Caiçara" com seu respectivo escudo e suas cores personalizadas, está gravado e faz parte do grupo "Série A". Para adicionar outros participantes no mesmo grupo, basta repetir os passos realizados para cadastrar o "Atlético Caiçara". Quando terminar de cadastrar todos os integrantes do grupo "Série A", clique em "sair".



2.3 - Criando competições:

A principal função do Sports Manager é o gerenciamento de competições esportivas, mas, parar gerenciá-las, primeiro é preciso criar uma liga (campeonato) ou copa, de qualquer modalidade. Assim, é necessário, antes da criação, entender as diferenças entre os tipos de competições que podem ser criados:

a) Liga: tipo de competição utilizado frequentemente no futebol e seus derivados, como futsal, futmesa e futebol de areia, onde todos os participantes enfrentam-se no sistema todos-contra-todos uma ou duas vezes (um ou dois turnos) e, ao final de todos os jogos, o participante que tiver conquistado o maior número de pontos será declarado o campeão.

b) Copa de uma fase: tipo de competição utilizada mais frequentemente no tênis e tênis de mesa, pois resulta na ordenação dos participantes em uma “chave” do tipo olímpica, onde eles enfrentam-se em duelos eliminatórios, cujo vencedor avança para a etapa seguinte da competição e o perdedor é eliminado, até que se conheça o campeão. Também é utilizada em torneios de futebol no estilo play-off (também conhecido como “mata-mata”), como a Copa do Brasil.

c) Copa de duas ou mais fases: tipo de competição cuja fórmula pode ser adaptada a praticamente qualquer modalidade esportiva, propiciando que os participantes enfrentem-se em “Grupos” na 1ª Fase, quando alguns serão eliminados e alguns classificar-se-ão para a fase (ou fases) seguinte(s), que pode(m) ser no sistema de grupo (todos-contra-todos) ou play-off.

Uma copa de duas ou mais fases pode ter as seguintes características:

1) Ser de eliminatória Simples, Complexa ou Mista: Na eliminatória “Simples”, os participantes eliminados em uma fase não terão mais jogos a realizar na copa. Na eliminatória Complexa (só possível de ser usada em copas de duas fases), os participantes eliminados na 1ª Fase disputam o “Rebolo”, para definição das colocações finais da Copa, nos mesmos moldes da 2ª Fase (que será disputada pelos participantes que se classificaram na 1ª Fase). Por fim, na eliminatória Mista, os participantes do play-off (que só pode ser utilizado na última fase de uma copa) disputam a “Reclassificação” após serem eliminados no “mata-mata”, para definição das colocações finais da Copa.

2) Ter a formatação das fases feita de modo Padrão, modo por Campanha Geral ou modo Personalizado: Na formatação Padrão, os participantes são distribuídos nos grupos e play-offs seguindo os padrões internacionais esportivos, pré-programados pelo Sports Manager. Na formatação por Campanha Geral, os participantes são distribuídos nos grupos ou play-offs de acordo com sua colocação geral na copa até o momento dessa distribuição. Na formatação Personalizada, o usuário determina livremente os critérios de distribuição dos participantes nas chaves e grupos das fases seguintes.

3) Tipo de desempate por Score ou por Vantagem: Esse desempate ocorrerá principalmente em play-offs ou copas de uma fase (chave olímpica), onde dois participantes enfrentam-se em um jogo eliminatório que, em algumas modalidades, pode terminar empatado. Nesse caso, o usuário indica ao Sports Manager se haverá um desempate por escore, como disputa de pênaltis ou equivalente, ou se um dos participantes se beneficia do empate, seguindo adiante na competição por ter jogado com esta vantagem.

Ciente destas diferenças estruturais dos tipos de copas existentes, vejamos como é fácil ao Sports Manager criar uma competição esportiva. No Menu Inicial do Sports Manager, na tela de entrada do sistema, clique em “Copas”. Um formulário de configuração será exibido, onde a primeira providência é determinar o nome e o símbolo do torneio. Depois disso, você deve especificar quantos serão os participantes do torneio e em quantas fases ele será disputado. Depois, você deve clicar em “Avança”, para formatar, uma a uma, as fases do torneio, além de configurar suas características (conforme visto nos parágrafos “1)”, “2)” e “3)” deste ítem.

Feito isto, você já pode clicar em “Voltar” e, na tela inicial do formulário Copas, clicar em “Escolher Cadastro”, para que uma caixa de diálogo seja exibida com os grupos de usuários pré-cadastrados (ver ítem 2.2). Após escolher o grupo de participantes, você deve distribuí-los na listagem de participantes, de acordo com seus grupos ou, se preferir, clicar em “Sorteio” para que o Sports Manager distribua os participantes pelos grupos.

Além disso, você deve selecionar o tipo de modalidade esportiva a que se destina o torneio, no respectivo menu, que permite que sejam escolhidos os seguintes tipos de escore:

a) gols: para futebol e seus derivados, e outros;

b) medidas: para eventos de atletismo como arremessos, saltos, etc;

c) notas: para modalidades com juízes de desempenho, como surf, ginástica, skate, dança, etc;

d) pontos: para esportes como basquete, rugby e etc;

e) sets: para modalidades como tênis, tênis de mesa, vôlei, etc;

f) tabuleiros: para esportes de mesa, como xadrez, damas, etc;

g) tempo: para modalidades como natação, corridas, etc.

Por último, você deve escolher logotipos pré-salvos dos patrocinadores do seu evento esportivo, se houverem. Após isso, clique em “Salvar” e indique o local onde quer que o Sports Manager salve o torneio criado.

Se, no entanto, você prefere criar uma liga, clique no botão “Ligas” no menu inicial do Sports Manager e um formulário de criação será aberto, onde você determinará o número de participantes e quantas vezes ele irão enfrentar-se no campeonato. Além disso, como nas copas, você determinará o nome e símbolo do torneio e, se for o caso, seus patrocinadores. Após isso, clique em “Salvar” e indique o local onde quer que o Sports Manager salve o torneio criado.



2.4 - Gerenciando competições:

Para gerenciar um torneio previamente criado (item 2.3), clique em “Administrar”, no Menu Inicial do Sports Manager. Uma caixa de confirmação será aberta, para que você possa cancelar ou confirmar que pretende gerenciar uma competição esportiva. Clique novamente em “Administrar” e indique ao Sports Manager qual é o evento com o qual deseja trabalhar. Será aberto um painel de gerenciamento como o da figura abaixo:

Com o painel de gerenciamento aberto, você terá à sua disposição todas as ferramentas necessárias para acompanhar, passo a passo, o torneio que deseja administrar. O painel de gerenciamento exibe, à esquerda, o logotipo e o nome do torneio, o menu de ferramentas e os logotipos dos patrocinadores, e, à direita, a tela de visualização das informações, conforme a figura a seguir:

Descrição dos objetos:

a) No canto superior esquerdo:

1: Ferramentas “Cronômetro” e “Sorteio”:

2: “Símbolo” e “Nome” do torneio:

b) No menu lateral à esquerda:

3: Botão “Classificação”: exibe a classificação dos grupos de participantes de fases preliminares (em copas de várias fases), das etapas de um play-off (em copa de fase única ou na última fase de uma copa com play-off) ou a classificação dos participantes de uma liga.

4: Botão “Tabela”: exibe a tabela de jogos dos grupos ou dos play-offs (em copas) e da liga, com os campos dos participantes preenchidos mas com os campos “Data”, “Hora” e “Local” livres para que o próprio usuário os preencha. Também possibilita a inserção dos placares dos jogos.

5: Botão “Estatística”: exibe a estatística completa dos participantes de uma fase e de toda a copa (em copas) e da liga. Pode ser ordenada por qualquer uma das colunas, e não somente pelo nome do participante.

6: Botão “Gráfico”: exibe os gráficos de desempenho dos participantes, rodada à rodada, dentro dos grupos (em copas) ou em todo a liga, ou exibe o visual clássico de chave olímpica, com os participantes perfilados aos pares, em um play-off.

7: Botão “Imprimir”: imprime o que estiver sendo exibido na tela de visualização, à direita dos botões das ferramentas, sendo que, quando as informações exibidas estiverem “cortadas” pelo final da tela, serão impressas normalmente no papel, mesmo que sejam em mais de uma folha.

8: Botão “Salvar”: salva, com o mesmo nome, o arquivo do torneio que está sendo gerenciado. Recomenda-se que, sempre que for feita a inclusão de alguns placares na tabela, o torneio seja “salvo”, por questões de segurança, assim como em um arquivo de editor de texto ou em uma planilha de cálculos, você salvaria o arquivo depois de cada modificação importante.

9: Botão “Sair”: permite que o painel de gerenciamento do torneio seja fechado e o usuário volte ao Menu Inicial do Sports Manager. Caso tenha sido efetuada alguma alteração no torneio em questão, como inserção de placares, por exemplo, o Sports Manager perguntará ao usuário se, antes de sair, ele deseja salvar novamente o torneio.

c) Na tela branca de exibição do torneio:

10: Abas das “Fases”: No alto da tela de gerenciamento, mostra ao usuário em qual fase do torneio ele está trabalhando. Após a digitação de todos os resultados do torneio, será criada uma nova aba, a “Classificação Final”, que exibirá a posição final de todos os participantes no torneio.

11: Mini-Botão “Regulamento”: em azul, à esquerda do letreiro, exibe ao usuário o regulamento do torneio ou, caso não tenha ainda sido feito algum regulamento, permitirá ao usuário que cadastre um regulamento para o torneio.

12: Mini-Botão “Editar Copa”: em azul, à esquerda do letreiro, exibe o formato texto do torneio, com informações como nome da copa, nomes dos participantes e formatação das fases, uma à uma, com número de participantes, quantos se classificam, etc. Pode ser editado à mão se necessário, mas cuidado, uma edição errada pode deixar o arquivo do seu torneio com defeito.

13: Mini-Botão “Imprimir Súmulas”: em azul, à esquerda do letreiro, imprime as súmulas dos jogos do grupo e fase que estão sendo mostrados na tela no momento do clique. As súmulas podem ser usadas para os participantes anotarem o resultado das partidas, caso o regulamento do evento necessite.

14: Mini-Botões “Avançar e Voltar”: em verde, à direita do letreiro, possibilita ao usuário avançar a visualização de um grupo ao outro da fase em questão. Caso esteja em uma fase final que só tenha um grupo ou um play-off, os botões estarão indisponíveis.

15: “Grupo” ou “Chave”: Entre os mini-botões avançar e voltar, o rótulo informa em qual grupo (se for uma fase de grupos) ou qual chave (caso seja uma fase final com play-offs) o usuário está trabalhando.

Para inserir resultados dos jogos disputados, clique no botão “Tabela” no menu à esquerda, escolha o jogo e digite o placar, clicando com o mouse nos campos específicos. Depois de inseridos os placares das partidas, clique em “Classificação” no menu à esquerda e o Sports Manager exibirá a classificação atualizada do grupo.

Depois de preenchidos todos os placares da 1ª Fase, clique na aba superior da 2ª Fase e serão exibidos os grupos ou play-offs já com os participantes preenchidos, de acordo com as suas instruções no ato da criação da copa (classificação padrão ou de modo geral). Caso tenha criado uma copa com classificação “Personalizada”, será aberto um formulário para que o usuário escolha quais participantes irá classificar para a 2ª Fase, e em quais grupos ele serão colocados.

Os procedimentos repetir-se-ão nas fases seguintes, da mesma maneira como descrito acima, para todo o torneio.

O usuário pode, a qualquer momento, imprimir as telas mostradas no painel de gerenciamento, bem como salvar a copa, mesmo ela não tendo sido encerrada, e continuar a gerenciar o evento em outra oportunidade.



3.0 - Quem fez:

a) Programação:
Luiz Gonzaga Soares
Ralph Luiz Solera

b) Design:
Ralph Luiz Solera



4.0 - Especificações técnicas:

Melhor utilizar com resolução de vídeo 800x600 pixels ou superior. Configuração mínima exigida: Pentium III 2.5 Ghz - 512 MB memória RAM e 100 MB de espaço livre no disco rígido.



5.0 - Contato:

Problemas, dúvidas ou sugestões:
email para: sportsmanager@solecorp.com.br

 
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. Dica:


Faça o download do seu Manual do Usuário em formato PDF para leitura offline e conheça as funções disponíveis no programa. Será necessário ter um leitor de PDFs instalado em seu computador para poder abrir o arquivo do Manual do Usuário.

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