Capítulos:
:: 1.0 -
O que é
:: 2.0 -
O que faz
:: 2.1 - Cadastrando
tabelas
:: 2.2 - Cadastrando
participantes
:: 2.3
- Criando competições
:: 2.4 - Gerenciando
competições
:: 3.0 -
Quem fez
:: 4.0 -
Especificações técnicas
:: 5.0 -
Contato
1.0 - O que é:
O SoleCorp Sports Manager é um sistema
desenvolvido especialmente para a criação e
gerenciamento de competições esportivas de diversas
modalidades, individuais ou por equipes, para a língua
portuguesa e inglesa, sendo pioneiro no mundo todo nessa categoria
de software.
2.0 - O que faz:
O Sports Manager possibilita ao usuário
ou à entidade organizadora do evento (associação,
federação, confederação, etc.)
usar os modelos de tabelas pré-programados ou cadastrar
suas próprias tabelas; criar copas ou campeonatos de
diversas modalidades esportivas e depois administrar o andamento
dessa copa ou campeonato e também possibilita o cadastro
de grupos de participantes para serem colocados nas competições
criadas.
2.1 - Cadastrando tabelas (funcionalidade excluída
nas versões superiores à 1.3):
O Sports Manager permite a criação
de tabelas esportivas personalizadas, mas já conta
em seu banco de dados com tabelas pré-programadas para
grupos de 3 a 24 participantes.
Caso queira, mesmo assim, criar sua própria
tabela, na tela inicial do Sports Manager, clique em "Tabelas".
Um pequeno formulário será aberto, exibindo
as opções para cadastramento de uma nova tabela,
ou para a edição de uma tabela já existente.
No módulo "Opções", você
escolhe para quantos participantes será a tabela e
quantos turnos terá a disputa. Conforme for alterando
os campos de inserção, o Sports Manager lhe
mostrará quantas rodadas terá a disputa, quantos
jogos serão realizados em cada uma dessas rodadas e
qual será o total de jogos somando-se todas as rodadas
de todos os turnos.
Após definir o número de participantes
e a quantidade de turnos da disputa, clique em "Criar",
e um novo formulário será aberto, já
com as rodadas definidas. Basta agora preencher os campos
com letras de "A" a "Z", indicando os
confrontos de cada uma das partidas, de acordo com o número
de participantes que você escolheu. Esse formulário
contém o gabarito para apenas um turno, pois o segundo
turno de um torneio simplesmente inverterá os mandos
dos jogos do primeiro turno.
Exemplo: Após abrir o Sports Manager,
você clica em "Tabelas", e o formulário
"Tabelas" é exibido. Você escolhe "4"
participantes e "2" turnos. O módulo "A
tabela será criada com" exibe as seguintes informações:
Total de Rodadas = 6; Jogos por Rodada = 2; Total de Jogos
= 12. Você clica em "Criar" e um novo formulário
é exibido. Ele está dividido em rodadas. Na
"Rodada 1" existem 2 linhas, com 2 campos em branco
em cada uma das linhas. Cada linha corresponde a 1 confronto
entre 2 participantes. Você preenche os campos da primeira
linha com as letras "A" e "B" e, na segunda
linha, com "D" e "E". Com isso, indicou
ao Sports Manager, que na sua tabela, o primeiro jogo da primeira
rodada será com o participante "A" enfrentando
o "B", e o segundo jogo dessa rodada terá
o participante "C" enfrentando o "D".
Depois de preencher todos os campos em branco, indicando a
ordem de todos os confrontos da sua tabela, você clica
em "Salvar", digita um nome para identificar sua
tabela e clica novamente em "Salvar". Pronto, sua
tabela personalizada está pronta para ser usada pelo
Sports Manager.
Quando criar uma liga (ítem 2.3) e
desejar usar sua tabela personalizada, clique em “Tipo
de Tabela” nas opções encontradas logo
abaixo do número de participantes e de turnos, no formulário
de criação de ligas. O Sports Manager estará
sempre com a opção “Padrão”
selecionada, e, ao clicar sobre “Personalizada”,
o usuário verá abrir-se um formulário
pedindo que seja indicada qual tabela personalizada será
usada, bastando para isso que o usuário escolha a tabela
que ele mesmo criou.
Para a criação de copas, somente
será possível inserir um play-off personalizado
(e não tabelas personalizadas nas fases de grupos),
que também deverá ser previamente criado pelo
usuário. Porém, nesses casos, recomenda-se que
o usuário, ao criar a copa (ítem 2.3), escolha
a opção de classificação “Personalizada”,
assim poderá, sem a necessidade de criar tabelas próprias,
escolher a posição de cada usuário na
tabela do play-off em questão.
Observação: Tenha sempre em
mente que, caso cadastre tabelas com erros de formatação,
o seu torneio será prejudicado. Desta maneira, é
absolutamente necessário que o usuário saiba
as teorias e conceitos técnicos de criação
de tabelas esportivas, para que consiga criar tabelas sem
erros. Também é necessário prévio
conhecimento das características da modalidade esportiva
para o qual pretende-se criar uma tabela personalizada. Para
a criação de um play-off personalizado, também
é necessário que se conheça a dinâmica
de distribuição de participantes em uma chave
do tipo “olímpica”, para que não
haja erros na sua copa.
2.2 - Cadastrando participantes:
Para criar e gerenciar um evento esportivo,
são necessários participantes para integrar
o evento. O Sports Manager pode criar grupos de participantes,
de acordo com sua necessidade, para serem colocados nos eventos
promovidos.
Para cadastrar participantes, sejam eles
pessoas ou equipes, clique em "Participantes", no
Menu Inicial do Sprts Manager, e o respectivo formulário
será aberto. Clique em "Grupo de Participantes".
Uma caixa de diálogo será aberta para você
escolher em que grupo quer cadastrar seu participantes. Se
nunca cadastrou nenhum participante, não haverá
grupos criados, sendo então necessário criar
um grupo de participantes inteiramente novo. Dê um nome
ao seu grupo de participantes. Ex: "Futebol", "Associação
Náutilus", "Série A", "Turma
do Escritório", etc. Em seguida, o Sports Manager
pedirá que você escolha um símbolo para
o grupo criado. No nosso exemplo, vamos considerar que você
criou o grupo "Série A". Para este grupo,
você escolhe como imagem, o brasão da CBD (Confederação
Brasileira de Doncobol) que você, por coincidência,
tem gravado em seu computador. Se não tiver nenhuma
imagem adequada para o grupo criado, o Sports Manager tem
a imagem padrão para grupos de participantes, que pode
ser usada sem nenhum problema. Agora que o grupo de participantes
"Série A", cuja imagem é o escudo
da CBD, já foi criado, você pode começar
a cadastrar os participantes desse grupo. Clique no campo
"Nome" e cadastre seu primeiro participante. Ex:
"Atlético Caiçara". Agora, clique
no local destinado à imagem do participante e indique
ao Sports Manager qual será a imagem relativa ao "Atlético
Caiçara". Se não tiver uma imagem adequada,
deixe a imagem padrão do Sports Manager. Depois é
só escolher as cores que identificarão o participante
e clicar em "Salvar". Pronto. O participante "Atlético
Caiçara" com seu respectivo escudo e suas cores
personalizadas, está gravado e faz parte do grupo "Série
A". Para adicionar outros participantes no mesmo grupo,
basta repetir os passos realizados para cadastrar o "Atlético
Caiçara". Quando terminar de cadastrar todos os
integrantes do grupo "Série A", clique em
"sair".
2.3 - Criando competições:
A principal função do Sports
Manager é o gerenciamento de competições
esportivas, mas, parar gerenciá-las, primeiro é
preciso criar uma liga (campeonato) ou copa, de qualquer modalidade.
Assim, é necessário, antes da criação,
entender as diferenças entre os tipos de competições
que podem ser criados:
a) Liga: tipo de competição
utilizado frequentemente no futebol e seus derivados, como
futsal, futmesa e futebol de areia, onde todos os participantes
enfrentam-se no sistema todos-contra-todos uma ou duas vezes
(um ou dois turnos) e, ao final de todos os jogos, o participante
que tiver conquistado o maior número de pontos será
declarado o campeão.
b) Copa de uma fase: tipo de competição
utilizada mais frequentemente no tênis e tênis
de mesa, pois resulta na ordenação dos participantes
em uma “chave” do tipo olímpica, onde eles
enfrentam-se em duelos eliminatórios, cujo vencedor
avança para a etapa seguinte da competição
e o perdedor é eliminado, até que se conheça
o campeão. Também é utilizada em torneios
de futebol no estilo play-off (também conhecido como
“mata-mata”), como a Copa do Brasil.
c) Copa de duas ou mais fases: tipo de competição
cuja fórmula pode ser adaptada a praticamente qualquer
modalidade esportiva, propiciando que os participantes enfrentem-se
em “Grupos” na 1ª Fase, quando alguns serão
eliminados e alguns classificar-se-ão para a fase (ou
fases) seguinte(s), que pode(m) ser no sistema de grupo (todos-contra-todos)
ou play-off.
Uma copa de duas ou mais fases pode ter as
seguintes características:
1) Ser de eliminatória Simples, Complexa
ou Mista: Na eliminatória “Simples”, os
participantes eliminados em uma fase não terão
mais jogos a realizar na copa. Na eliminatória Complexa
(só possível de ser usada em copas de duas fases),
os participantes eliminados na 1ª Fase disputam o “Rebolo”,
para definição das colocações
finais da Copa, nos mesmos moldes da 2ª Fase (que será
disputada pelos participantes que se classificaram na 1ª
Fase). Por fim, na eliminatória Mista, os participantes
do play-off (que só pode ser utilizado na última
fase de uma copa) disputam a “Reclassificação”
após serem eliminados no “mata-mata”, para
definição das colocações finais
da Copa.
2) Ter a formatação das fases
feita de modo Padrão, modo por Campanha Geral ou modo
Personalizado: Na formatação Padrão,
os participantes são distribuídos nos grupos
e play-offs seguindo os padrões internacionais esportivos,
pré-programados pelo Sports Manager. Na formatação
por Campanha Geral, os participantes são distribuídos
nos grupos ou play-offs de acordo com sua colocação
geral na copa até o momento dessa distribuição.
Na formatação Personalizada, o usuário
determina livremente os critérios de distribuição
dos participantes nas chaves e grupos das fases seguintes.
3) Tipo de desempate por Score ou por Vantagem:
Esse desempate ocorrerá principalmente em play-offs
ou copas de uma fase (chave olímpica), onde dois participantes
enfrentam-se em um jogo eliminatório que, em algumas
modalidades, pode terminar empatado. Nesse caso, o usuário
indica ao Sports Manager se haverá um desempate por
escore, como disputa de pênaltis ou equivalente, ou
se um dos participantes se beneficia do empate, seguindo adiante
na competição por ter jogado com esta vantagem.
Ciente destas diferenças estruturais
dos tipos de copas existentes, vejamos como é fácil
ao Sports Manager criar uma competição esportiva.
No Menu Inicial do Sports Manager, na tela de entrada do sistema,
clique em “Copas”. Um formulário de configuração
será exibido, onde a primeira providência é
determinar o nome e o símbolo do torneio. Depois disso,
você deve especificar quantos serão os participantes
do torneio e em quantas fases ele será disputado. Depois,
você deve clicar em “Avança”, para
formatar, uma a uma, as fases do torneio, além de configurar
suas características (conforme visto nos parágrafos
“1)”, “2)” e “3)” deste
ítem.
Feito isto, você já pode clicar
em “Voltar” e, na tela inicial do formulário
Copas, clicar em “Escolher Cadastro”, para que
uma caixa de diálogo seja exibida com os grupos de
usuários pré-cadastrados (ver ítem 2.2).
Após escolher o grupo de participantes, você
deve distribuí-los na listagem de participantes, de
acordo com seus grupos ou, se preferir, clicar em “Sorteio”
para que o Sports Manager distribua os participantes pelos
grupos.
Além disso, você deve selecionar
o tipo de modalidade esportiva a que se destina o torneio,
no respectivo menu, que permite que sejam escolhidos os seguintes
tipos de escore:
a) gols: para futebol e seus derivados, e
outros;
b) medidas: para eventos de atletismo como
arremessos, saltos, etc;
c) notas: para modalidades com juízes
de desempenho, como surf, ginástica, skate, dança,
etc;
d) pontos: para esportes como basquete, rugby
e etc;
e) sets: para modalidades como tênis,
tênis de mesa, vôlei, etc;
f) tabuleiros: para esportes de mesa, como
xadrez, damas, etc;
g) tempo: para modalidades como natação,
corridas, etc.
Por último, você deve escolher
logotipos pré-salvos dos patrocinadores do seu evento
esportivo, se houverem. Após isso, clique em “Salvar”
e indique o local onde quer que o Sports Manager salve o torneio
criado.
Se, no entanto, você prefere criar
uma liga, clique no botão “Ligas” no menu
inicial do Sports Manager e um formulário de criação
será aberto, onde você determinará o número
de participantes e quantas vezes ele irão enfrentar-se
no campeonato. Além disso, como nas copas, você
determinará o nome e símbolo do torneio e, se
for o caso, seus patrocinadores. Após isso, clique
em “Salvar” e indique o local onde quer que o
Sports Manager salve o torneio criado.
2.4 - Gerenciando competições:
Para gerenciar um torneio previamente criado
(item 2.3), clique em “Administrar”, no Menu Inicial
do Sports Manager. Uma caixa de confirmação
será aberta, para que você possa cancelar ou
confirmar que pretende gerenciar uma competição
esportiva. Clique novamente em “Administrar” e
indique ao Sports Manager qual é o evento com o qual
deseja trabalhar. Será aberto um painel de gerenciamento
como o da figura abaixo:
Com o painel de gerenciamento aberto, você
terá à sua disposição todas as
ferramentas necessárias para acompanhar, passo a passo,
o torneio que deseja administrar. O painel de gerenciamento
exibe, à esquerda, o logotipo e o nome do torneio,
o menu de ferramentas e os logotipos dos patrocinadores, e,
à direita, a tela de visualização das
informações, conforme a figura a seguir:
Descrição dos objetos:
a) No canto superior esquerdo:
1: Ferramentas “Cronômetro”
e “Sorteio”:
2: “Símbolo” e “Nome”
do torneio:
b) No menu lateral à esquerda:
3: Botão “Classificação”:
exibe a classificação dos grupos de participantes
de fases preliminares (em copas de várias fases), das
etapas de um play-off (em copa de fase única ou na
última fase de uma copa com play-off) ou a classificação
dos participantes de uma liga.
4: Botão “Tabela”: exibe
a tabela de jogos dos grupos ou dos play-offs (em copas) e
da liga, com os campos dos participantes preenchidos mas com
os campos “Data”, “Hora” e “Local”
livres para que o próprio usuário os preencha.
Também possibilita a inserção dos placares
dos jogos.
5: Botão “Estatística”:
exibe a estatística completa dos participantes de uma
fase e de toda a copa (em copas) e da liga. Pode ser ordenada
por qualquer uma das colunas, e não somente pelo nome
do participante.
6: Botão “Gráfico”:
exibe os gráficos de desempenho dos participantes,
rodada à rodada, dentro dos grupos (em copas) ou em
todo a liga, ou exibe o visual clássico de chave olímpica,
com os participantes perfilados aos pares, em um play-off.
7: Botão “Imprimir”: imprime
o que estiver sendo exibido na tela de visualização,
à direita dos botões das ferramentas, sendo
que, quando as informações exibidas estiverem
“cortadas” pelo final da tela, serão impressas
normalmente no papel, mesmo que sejam em mais de uma folha.
8: Botão “Salvar”: salva,
com o mesmo nome, o arquivo do torneio que está sendo
gerenciado. Recomenda-se que, sempre que for feita a inclusão
de alguns placares na tabela, o torneio seja “salvo”,
por questões de segurança, assim como em um
arquivo de editor de texto ou em uma planilha de cálculos,
você salvaria o arquivo depois de cada modificação
importante.
9: Botão “Sair”: permite
que o painel de gerenciamento do torneio seja fechado e o
usuário volte ao Menu Inicial do Sports Manager. Caso
tenha sido efetuada alguma alteração no torneio
em questão, como inserção de placares,
por exemplo, o Sports Manager perguntará ao usuário
se, antes de sair, ele deseja salvar novamente o torneio.
c) Na tela branca de exibição
do torneio:
10: Abas das “Fases”: No alto
da tela de gerenciamento, mostra ao usuário em qual
fase do torneio ele está trabalhando. Após a
digitação de todos os resultados do torneio,
será criada uma nova aba, a “Classificação
Final”, que exibirá a posição final
de todos os participantes no torneio.
11: Mini-Botão “Regulamento”:
em azul, à esquerda do letreiro, exibe ao usuário
o regulamento do torneio ou, caso não tenha ainda sido
feito algum regulamento, permitirá ao usuário
que cadastre um regulamento para o torneio.
12: Mini-Botão “Editar Copa”:
em azul, à esquerda do letreiro, exibe o formato texto
do torneio, com informações como nome da copa,
nomes dos participantes e formatação das fases,
uma à uma, com número de participantes, quantos
se classificam, etc. Pode ser editado à mão
se necessário, mas cuidado, uma edição
errada pode deixar o arquivo do seu torneio com defeito.
13: Mini-Botão “Imprimir Súmulas”:
em azul, à esquerda do letreiro, imprime as súmulas
dos jogos do grupo e fase que estão sendo mostrados
na tela no momento do clique. As súmulas podem ser
usadas para os participantes anotarem o resultado das partidas,
caso o regulamento do evento necessite.
14: Mini-Botões “Avançar
e Voltar”: em verde, à direita do letreiro, possibilita
ao usuário avançar a visualização
de um grupo ao outro da fase em questão. Caso esteja
em uma fase final que só tenha um grupo ou um play-off,
os botões estarão indisponíveis.
15: “Grupo” ou “Chave”:
Entre os mini-botões avançar e voltar, o rótulo
informa em qual grupo (se for uma fase de grupos) ou qual
chave (caso seja uma fase final com play-offs) o usuário
está trabalhando.
Para inserir resultados dos jogos disputados,
clique no botão “Tabela” no menu à
esquerda, escolha o jogo e digite o placar, clicando com o
mouse nos campos específicos. Depois de inseridos os
placares das partidas, clique em “Classificação”
no menu à esquerda e o Sports Manager exibirá
a classificação atualizada do grupo.
Depois de preenchidos todos os placares da
1ª Fase, clique na aba superior da 2ª Fase e serão
exibidos os grupos ou play-offs já com os participantes
preenchidos, de acordo com as suas instruções
no ato da criação da copa (classificação
padrão ou de modo geral). Caso tenha criado uma copa
com classificação “Personalizada”,
será aberto um formulário para que o usuário
escolha quais participantes irá classificar para a
2ª Fase, e em quais grupos ele serão colocados.
Os procedimentos repetir-se-ão nas
fases seguintes, da mesma maneira como descrito acima, para
todo o torneio.
O usuário pode, a qualquer momento,
imprimir as telas mostradas no painel de gerenciamento, bem
como salvar a copa, mesmo ela não tendo sido encerrada,
e continuar a gerenciar o evento em outra oportunidade.
3.0 - Quem fez:
a) Programação:
Luiz Gonzaga Soares
Ralph Luiz Solera
b) Design:
Ralph Luiz Solera
4.0 - Especificações técnicas:
Melhor utilizar com resolução
de vídeo 800x600 pixels ou superior. Configuração
mínima exigida: Pentium III 2.5 Ghz - 512 MB memória
RAM e 100 MB de espaço livre no disco rígido.
5.0 - Contato:
Problemas, dúvidas ou sugestões:
email para: sportsmanager@solecorp.com.br