· A empresa
· Área de Atuação
· Cases
· Contato
· Conheça o sistema
· Dicas importantes
· Download
· Dúvidas frequentes
· Conceitos técnicos
· Manual do usuário
· Recursos
· Tutoriais
· Notícias
· Outros Softwares
· Parceiros
· Privacidade
 
 



Modos de classificação: Padrão, Geral e Personalizada

 

Quando cria uma copa de duas ou mais fases, o usuário do SoleCorp Sports Manager pode escolher qual critério será utilizado para "montar" a(s) fase(s) seguinte(s) à 1ª Fase. Assim, ele escolhe como o sistema irá alinhar os participantes nos confrontos de um play-off ou então como serão distribuídos os participantes nos grupos da 2ª Fase do torneio.

Conheça melhor cada tipo de classificação:


Padrão:

Nesse tipo de classificação, os participantes são distribuídos na fase seguinte de acordo com os "gabaritos" que o SoleCorp Sports Manager possui. Esses "gabaritos" dizem ao sistema exatamente onde ele colocará cada participante, seja em fase de grupos ou fase de play-off, e procuram seguir as convenções internacionais mais utilizadas no mundo.

Por exemplo, em um torneio com 2 grupos com 4 participantes em cada grupo (8 no total) e com 2 de cada grupo avançando à fase seguinte, a classificação do tipo Padrão irá colocar nas semi-finais, em um confronto, o 1º do Grupo A enfrentando o 2º do Grupo B, e no outro confronto, o 1º do Grupo B contra o 2º do Grupo A.

Outro exemplo seria um torneio de 3 fases, de modo que a 2ª Fase fosse formada por grupos também. Assim, o SoleCorp Sports Manager pegará os classificados da 1ª Fase e distribuirá nos grupos da 2ª Fase de acordo com o gabarito daquele tipo de torneio.

O modo de classificação Padrão tem como maior exemplo a Copa do Mundo de futebol, na qual sabe-se de antemão, de acordo com o gabarito do regulamento, quais serão os emparelhamentos da 2ª Fase (o play-off), de acordo com a posição (1º ou 2º) dos grupos da 1ª Fase.


Campanha Geral:

Nesse tipo de classificação, o SoleCorp Sports Manager pega todos os classificados para a fase seguinte, cria uma lista em ordem de melhor campanha, e usando essa lista como base, distribui os participantes na fase seguinte, de modo que os donos das melhores campanhas enfrentarão os de pior campanha.

Por exemplo, em um torneio com 2 grupos com 4 participantes em cada grupo (8 no total) e com 2 de cada grupo avançando à fase seguinte, a classificação do tipo Geral irá colocar nas semi-finais, em um confronto, o participante de melhor campanha contra o de pior campanha, e no outro confronto, o participante com a segunda melhor campanha enfrentando o que teve a terceira melhor campanha, independente do grupo em que estavam na 1ª Fase. O mesmo vale para uma fase de grupos.

O modo de classificação Geral tem como exemplo a Taça Libertadores da América, na qual, na 2ª Fase, os participantes de melhor campanha enfrentam os de pior campanha, na etapa inicial do play-off, de modo que o time com melhor campanha dentre os campeões de grupos enfrenta o de pior campanha, dentre os segundos colocados. Os Campeonatos Brasileiros de futebol disputados até 2002 também utilizavam esse critério, com os participantes enfrentando-se no mata-mata (play-off) da 2ª Fase de acordo com sua colocação, de modo que o melhor da 1ª Fase, enfrentava o pior classificado (o oitavo), o segundo melhor enfrentava o segundo pior (o sétimo), e assim por diante.


Personalizada:

Nesse tipo de classificação, após o término de uma fase (com todas as partidas disputadas), se o usuário clicar na aba da fase seguinte, o SoleCorp Sports Manager irá abrir um formulário com a lista de participantes do torneio, para que o usuário escolha, dentre eles, qual deseja classificar para a fase seguinte e em que posição ele irá entrar. Assim, fica a critério do usuário montar os grupos de uma fase de grupos ou então definir os emparelhamentos de um play-off.

Um recurso interessante deste modo de classificação é a possibilidade de classificar um participante "eliminado" na fase anterior, ou seja, se por algum critério de regulamento, julgamento, ou qualquer outro que seja, um participante não ficou na zona de classificação do seu grupo na 1ª fase mas conseguiu o direito de disputar a 2ª Fase, basta que ele seja selecionado no formulário do modo Personalizado.

A Liga dos Campeões da UEFA (conhecida como UEFA Champions League) é um bom exemplo de modo de classificação personalizada, já que os times que se classificam para a 2ª Fase (play-off) passam por um sorteio, de acordo com os critérios do regulamento, para serem distribuídos na chave do mata-mata.


Resumo:

tipo característica básica
Padrão:
Campanha Geral:
Personalizada:
 
. Aviso:


Ao instalar seu SoleCorp Sports Manager, leia com atenção o contrato e a licença de uso.

 
Para conhecer as telas e a interface do Sports Manager e ver as instruções, passo à passo, de como utilizar o programa para gerenciar seus eventos esportivos, consulte a seção "Tutoriais" no menu ao lado.
Copyright © SoleCorp - Todos os direitos reservados