Capítulos:
                  :: 1.0 - 
                    O que é
                  :: 2.0 - 
                    O que faz
                    :: 2.1 - Cadastrando 
                    tabelas 
                    :: 2.2 - Cadastrando 
                    participantes 
                    :: 2.3 
                    - Criando competições
                    :: 2.4 - Gerenciando 
                    competições 
                  :: 3.0 - 
                    Quem fez
                  :: 4.0 - 
                    Especificações técnicas
                  :: 5.0 - 
                    Contato 
                   
                  
                    1.0 - O que é:
                  O SoleCorp Sports Manager é um sistema 
                    desenvolvido especialmente para a criação e 
                    gerenciamento de competições esportivas de diversas 
                    modalidades, individuais ou por equipes, para a língua 
                    portuguesa e inglesa, sendo pioneiro no mundo todo nessa categoria 
                    de software.
                  
                    
                    2.0 - O que faz:
                  O Sports Manager possibilita ao usuário 
                    ou à entidade organizadora do evento (associação, 
                    federação, confederação, etc.) 
                    usar os modelos de tabelas pré-programados ou cadastrar 
                    suas próprias tabelas; criar copas ou campeonatos de 
                    diversas modalidades esportivas e depois administrar o andamento 
                    dessa copa ou campeonato e também possibilita o cadastro 
                    de grupos de participantes para serem colocados nas competições 
                    criadas.
                  
                    
                    2.1 - Cadastrando tabelas (funcionalidade excluída 
                    nas versões superiores à 1.3):
                  O Sports Manager permite a criação 
                    de tabelas esportivas personalizadas, mas já conta 
                    em seu banco de dados com tabelas pré-programadas para 
                    grupos de 3 a 24 participantes.
                  Caso queira, mesmo assim, criar sua própria 
                    tabela, na tela inicial do Sports Manager, clique em "Tabelas". 
                    Um pequeno formulário será aberto, exibindo 
                    as opções para cadastramento de uma nova tabela, 
                    ou para a edição de uma tabela já existente. 
                    No módulo "Opções", você 
                    escolhe para quantos participantes será a tabela e 
                    quantos turnos terá a disputa. Conforme for alterando 
                    os campos de inserção, o Sports Manager lhe 
                    mostrará quantas rodadas terá a disputa, quantos 
                    jogos serão realizados em cada uma dessas rodadas e 
                    qual será o total de jogos somando-se todas as rodadas 
                    de todos os turnos.
                  Após definir o número de participantes 
                    e a quantidade de turnos da disputa, clique em "Criar", 
                    e um novo formulário será aberto, já 
                    com as rodadas definidas. Basta agora preencher os campos 
                    com letras de "A" a "Z", indicando os 
                    confrontos de cada uma das partidas, de acordo com o número 
                    de participantes que você escolheu. Esse formulário 
                    contém o gabarito para apenas um turno, pois o segundo 
                    turno de um torneio simplesmente inverterá os mandos 
                    dos jogos do primeiro turno.
                  Exemplo: Após abrir o Sports Manager, 
                    você clica em "Tabelas", e o formulário 
                    "Tabelas" é exibido. Você escolhe "4" 
                    participantes e "2" turnos. O módulo "A 
                    tabela será criada com" exibe as seguintes informações: 
                    Total de Rodadas = 6; Jogos por Rodada = 2; Total de Jogos 
                    = 12. Você clica em "Criar" e um novo formulário 
                    é exibido. Ele está dividido em rodadas. Na 
                    "Rodada 1" existem 2 linhas, com 2 campos em branco 
                    em cada uma das linhas. Cada linha corresponde a 1 confronto 
                    entre 2 participantes. Você preenche os campos da primeira 
                    linha com as letras "A" e "B" e, na segunda 
                    linha, com "D" e "E". Com isso, indicou 
                    ao Sports Manager, que na sua tabela, o primeiro jogo da primeira 
                    rodada será com o participante "A" enfrentando 
                    o "B", e o segundo jogo dessa rodada terá 
                    o participante "C" enfrentando o "D". 
                    Depois de preencher todos os campos em branco, indicando a 
                    ordem de todos os confrontos da sua tabela, você clica 
                    em "Salvar", digita um nome para identificar sua 
                    tabela e clica novamente em "Salvar". Pronto, sua 
                    tabela personalizada está pronta para ser usada pelo 
                    Sports Manager.
                  Quando criar uma liga (ítem 2.3) e 
                    desejar usar sua tabela personalizada, clique em “Tipo 
                    de Tabela” nas opções encontradas logo 
                    abaixo do número de participantes e de turnos, no formulário 
                    de criação de ligas. O Sports Manager estará 
                    sempre com a opção “Padrão” 
                    selecionada, e, ao clicar sobre “Personalizada”, 
                    o usuário verá abrir-se um formulário 
                    pedindo que seja indicada qual tabela personalizada será 
                    usada, bastando para isso que o usuário escolha a tabela 
                    que ele mesmo criou.
                  Para a criação de copas, somente 
                    será possível inserir um play-off personalizado 
                    (e não tabelas personalizadas nas fases de grupos), 
                    que também deverá ser previamente criado pelo 
                    usuário. Porém, nesses casos, recomenda-se que 
                    o usuário, ao criar a copa (ítem 2.3), escolha 
                    a opção de classificação “Personalizada”, 
                    assim poderá, sem a necessidade de criar tabelas próprias, 
                    escolher a posição de cada usuário na 
                    tabela do play-off em questão.
                  Observação: Tenha sempre em 
                    mente que, caso cadastre tabelas com erros de formatação, 
                    o seu torneio será prejudicado. Desta maneira, é 
                    absolutamente necessário que o usuário saiba 
                    as teorias e conceitos técnicos de criação 
                    de tabelas esportivas, para que consiga criar tabelas sem 
                    erros. Também é necessário prévio 
                    conhecimento das características da modalidade esportiva 
                    para o qual pretende-se criar uma tabela personalizada. Para 
                    a criação de um play-off personalizado, também 
                    é necessário que se conheça a dinâmica 
                    de distribuição de participantes em uma chave 
                    do tipo “olímpica”, para que não 
                    haja erros na sua copa.
                  
                    
                    2.2 - Cadastrando participantes:
                  Para criar e gerenciar um evento esportivo, 
                    são necessários participantes para integrar 
                    o evento. O Sports Manager pode criar grupos de participantes, 
                    de acordo com sua necessidade, para serem colocados nos eventos 
                    promovidos.
                  
                  Para cadastrar participantes, sejam eles 
                    pessoas ou equipes, clique em "Participantes", no 
                    Menu Inicial do Sprts Manager, e o respectivo formulário 
                    será aberto. Clique em "Grupo de Participantes". 
                    Uma caixa de diálogo será aberta para você 
                    escolher em que grupo quer cadastrar seu participantes. Se 
                    nunca cadastrou nenhum participante, não haverá 
                    grupos criados, sendo então necessário criar 
                    um grupo de participantes inteiramente novo. Dê um nome 
                    ao seu grupo de participantes. Ex: "Futebol", "Associação 
                    Náutilus", "Série A", "Turma 
                    do Escritório", etc. Em seguida, o Sports Manager 
                    pedirá que você escolha um símbolo para 
                    o grupo criado. No nosso exemplo, vamos considerar que você 
                    criou o grupo "Série A". Para este grupo, 
                    você escolhe como imagem, o brasão da CBD (Confederação 
                    Brasileira de Doncobol) que você, por coincidência, 
                    tem gravado em seu computador. Se não tiver nenhuma 
                    imagem adequada para o grupo criado, o Sports Manager tem 
                    a imagem padrão para grupos de participantes, que pode 
                    ser usada sem nenhum problema. Agora que o grupo de participantes 
                    "Série A", cuja imagem é o escudo 
                    da CBD, já foi criado, você pode começar 
                    a cadastrar os participantes desse grupo. Clique no campo 
                    "Nome" e cadastre seu primeiro participante. Ex: 
                    "Atlético Caiçara". Agora, clique 
                    no local destinado à imagem do participante e indique 
                    ao Sports Manager qual será a imagem relativa ao "Atlético 
                    Caiçara". Se não tiver uma imagem adequada, 
                    deixe a imagem padrão do Sports Manager. Depois é 
                    só escolher as cores que identificarão o participante 
                    e clicar em "Salvar". Pronto. O participante "Atlético 
                    Caiçara" com seu respectivo escudo e suas cores 
                    personalizadas, está gravado e faz parte do grupo "Série 
                    A". Para adicionar outros participantes no mesmo grupo, 
                    basta repetir os passos realizados para cadastrar o "Atlético 
                    Caiçara". Quando terminar de cadastrar todos os 
                    integrantes do grupo "Série A", clique em 
                    "sair".
                  
                    
                    2.3 - Criando competições:
                  A principal função do Sports 
                    Manager é o gerenciamento de competições 
                    esportivas, mas, parar gerenciá-las, primeiro é 
                    preciso criar uma liga (campeonato) ou copa, de qualquer modalidade. 
                    Assim, é necessário, antes da criação, 
                    entender as diferenças entre os tipos de competições 
                    que podem ser criados:
                  
                  a) Liga: tipo de competição 
                    utilizado frequentemente no futebol e seus derivados, como 
                    futsal, futmesa e futebol de areia, onde todos os participantes 
                    enfrentam-se no sistema todos-contra-todos uma ou duas vezes 
                    (um ou dois turnos) e, ao final de todos os jogos, o participante 
                    que tiver conquistado o maior número de pontos será 
                    declarado o campeão.
                  b) Copa de uma fase: tipo de competição 
                    utilizada mais frequentemente no tênis e tênis 
                    de mesa, pois resulta na ordenação dos participantes 
                    em uma “chave” do tipo olímpica, onde eles 
                    enfrentam-se em duelos eliminatórios, cujo vencedor 
                    avança para a etapa seguinte da competição 
                    e o perdedor é eliminado, até que se conheça 
                    o campeão. Também é utilizada em torneios 
                    de futebol no estilo play-off (também conhecido como 
                    “mata-mata”), como a Copa do Brasil.
                  c) Copa de duas ou mais fases: tipo de competição 
                    cuja fórmula pode ser adaptada a praticamente qualquer 
                    modalidade esportiva, propiciando que os participantes enfrentem-se 
                    em “Grupos” na 1ª Fase, quando alguns serão 
                    eliminados e alguns classificar-se-ão para a fase (ou 
                    fases) seguinte(s), que pode(m) ser no sistema de grupo (todos-contra-todos) 
                    ou play-off.
                  Uma copa de duas ou mais fases pode ter as 
                    seguintes características:
                  1) Ser de eliminatória Simples, Complexa 
                    ou Mista: Na eliminatória “Simples”, os 
                    participantes eliminados em uma fase não terão 
                    mais jogos a realizar na copa. Na eliminatória Complexa 
                    (só possível de ser usada em copas de duas fases), 
                    os participantes eliminados na 1ª Fase disputam o “Rebolo”, 
                    para definição das colocações 
                    finais da Copa, nos mesmos moldes da 2ª Fase (que será 
                    disputada pelos participantes que se classificaram na 1ª 
                    Fase). Por fim, na eliminatória Mista, os participantes 
                    do play-off (que só pode ser utilizado na última 
                    fase de uma copa) disputam a “Reclassificação” 
                    após serem eliminados no “mata-mata”, para 
                    definição das colocações finais 
                    da Copa.
                  2) Ter a formatação das fases 
                    feita de modo Padrão, modo por Campanha Geral ou modo 
                    Personalizado: Na formatação Padrão, 
                    os participantes são distribuídos nos grupos 
                    e play-offs seguindo os padrões internacionais esportivos, 
                    pré-programados pelo Sports Manager. Na formatação 
                    por Campanha Geral, os participantes são distribuídos 
                    nos grupos ou play-offs de acordo com sua colocação 
                    geral na copa até o momento dessa distribuição. 
                    Na formatação Personalizada, o usuário 
                    determina livremente os critérios de distribuição 
                    dos participantes nas chaves e grupos das fases seguintes.
                  3) Tipo de desempate por Score ou por Vantagem: 
                    Esse desempate ocorrerá principalmente em play-offs 
                    ou copas de uma fase (chave olímpica), onde dois participantes 
                    enfrentam-se em um jogo eliminatório que, em algumas 
                    modalidades, pode terminar empatado. Nesse caso, o usuário 
                    indica ao Sports Manager se haverá um desempate por 
                    escore, como disputa de pênaltis ou equivalente, ou 
                    se um dos participantes se beneficia do empate, seguindo adiante 
                    na competição por ter jogado com esta vantagem.
                  Ciente destas diferenças estruturais 
                    dos tipos de copas existentes, vejamos como é fácil 
                    ao Sports Manager criar uma competição esportiva. 
                    No Menu Inicial do Sports Manager, na tela de entrada do sistema, 
                    clique em “Copas”. Um formulário de configuração 
                    será exibido, onde a primeira providência é 
                    determinar o nome e o símbolo do torneio. Depois disso, 
                    você deve especificar quantos serão os participantes 
                    do torneio e em quantas fases ele será disputado. Depois, 
                    você deve clicar em “Avança”, para 
                    formatar, uma a uma, as fases do torneio, além de configurar 
                    suas características (conforme visto nos parágrafos 
                    “1)”, “2)” e “3)” deste 
                    ítem.
                  Feito isto, você já pode clicar 
                    em “Voltar” e, na tela inicial do formulário 
                    Copas, clicar em “Escolher Cadastro”, para que 
                    uma caixa de diálogo seja exibida com os grupos de 
                    usuários pré-cadastrados (ver ítem 2.2). 
                    Após escolher o grupo de participantes, você 
                    deve distribuí-los na listagem de participantes, de 
                    acordo com seus grupos ou, se preferir, clicar em “Sorteio” 
                    para que o Sports Manager distribua os participantes pelos 
                    grupos.
                  Além disso, você deve selecionar 
                    o tipo de modalidade esportiva a que se destina o torneio, 
                    no respectivo menu, que permite que sejam escolhidos os seguintes 
                    tipos de escore:
                  a) gols: para futebol e seus derivados, e 
                    outros;
                  b) medidas: para eventos de atletismo como 
                    arremessos, saltos, etc;
                  c) notas: para modalidades com juízes 
                    de desempenho, como surf, ginástica, skate, dança, 
                    etc;
                  d) pontos: para esportes como basquete, rugby 
                    e etc;
                  e) sets: para modalidades como tênis, 
                    tênis de mesa, vôlei, etc;
                  f) tabuleiros: para esportes de mesa, como 
                    xadrez, damas, etc;
                  g) tempo: para modalidades como natação, 
                    corridas, etc.
                  Por último, você deve escolher 
                    logotipos pré-salvos dos patrocinadores do seu evento 
                    esportivo, se houverem. Após isso, clique em “Salvar” 
                    e indique o local onde quer que o Sports Manager salve o torneio 
                    criado.
                  Se, no entanto, você prefere criar 
                    uma liga, clique no botão “Ligas” no menu 
                    inicial do Sports Manager e um formulário de criação 
                    será aberto, onde você determinará o número 
                    de participantes e quantas vezes ele irão enfrentar-se 
                    no campeonato. Além disso, como nas copas, você 
                    determinará o nome e símbolo do torneio e, se 
                    for o caso, seus patrocinadores. Após isso, clique 
                    em “Salvar” e indique o local onde quer que o 
                    Sports Manager salve o torneio criado.
                  
                    
                    2.4 - Gerenciando competições:
                  Para gerenciar um torneio previamente criado 
                    (item 2.3), clique em “Administrar”, no Menu Inicial 
                    do Sports Manager. Uma caixa de confirmação 
                    será aberta, para que você possa cancelar ou 
                    confirmar que pretende gerenciar uma competição 
                    esportiva. Clique novamente em “Administrar” e 
                    indique ao Sports Manager qual é o evento com o qual 
                    deseja trabalhar. Será aberto um painel de gerenciamento 
                    como o da figura abaixo:
                  
                  Com o painel de gerenciamento aberto, você 
                    terá à sua disposição todas as 
                    ferramentas necessárias para acompanhar, passo a passo, 
                    o torneio que deseja administrar. O painel de gerenciamento 
                    exibe, à esquerda, o logotipo e o nome do torneio, 
                    o menu de ferramentas e os logotipos dos patrocinadores, e, 
                    à direita, a tela de visualização das 
                    informações, conforme a figura a seguir:
                  Descrição dos objetos:
                  a) No canto superior esquerdo: 
                  1: Ferramentas “Cronômetro” 
                    e “Sorteio”: 
                  2: “Símbolo” e “Nome” 
                    do torneio:
                  b) No menu lateral à esquerda: 
                  3: Botão “Classificação”: 
                    exibe a classificação dos grupos de participantes 
                    de fases preliminares (em copas de várias fases), das 
                    etapas de um play-off (em copa de fase única ou na 
                    última fase de uma copa com play-off) ou a classificação 
                    dos participantes de uma liga.
                  4: Botão “Tabela”: exibe 
                    a tabela de jogos dos grupos ou dos play-offs (em copas) e 
                    da liga, com os campos dos participantes preenchidos mas com 
                    os campos “Data”, “Hora” e “Local” 
                    livres para que o próprio usuário os preencha. 
                    Também possibilita a inserção dos placares 
                    dos jogos.
                  5: Botão “Estatística”: 
                    exibe a estatística completa dos participantes de uma 
                    fase e de toda a copa (em copas) e da liga. Pode ser ordenada 
                    por qualquer uma das colunas, e não somente pelo nome 
                    do participante. 
                  6: Botão “Gráfico”: 
                    exibe os gráficos de desempenho dos participantes, 
                    rodada à rodada, dentro dos grupos (em copas) ou em 
                    todo a liga, ou exibe o visual clássico de chave olímpica, 
                    com os participantes perfilados aos pares, em um play-off.
                  7: Botão “Imprimir”: imprime 
                    o que estiver sendo exibido na tela de visualização, 
                    à direita dos botões das ferramentas, sendo 
                    que, quando as informações exibidas estiverem 
                    “cortadas” pelo final da tela, serão impressas 
                    normalmente no papel, mesmo que sejam em mais de uma folha.
                  8: Botão “Salvar”: salva, 
                    com o mesmo nome, o arquivo do torneio que está sendo 
                    gerenciado. Recomenda-se que, sempre que for feita a inclusão 
                    de alguns placares na tabela, o torneio seja “salvo”, 
                    por questões de segurança, assim como em um 
                    arquivo de editor de texto ou em uma planilha de cálculos, 
                    você salvaria o arquivo depois de cada modificação 
                    importante.
                  9: Botão “Sair”: permite 
                    que o painel de gerenciamento do torneio seja fechado e o 
                    usuário volte ao Menu Inicial do Sports Manager. Caso 
                    tenha sido efetuada alguma alteração no torneio 
                    em questão, como inserção de placares, 
                    por exemplo, o Sports Manager perguntará ao usuário 
                    se, antes de sair, ele deseja salvar novamente o torneio.
                  c) Na tela branca de exibição 
                    do torneio:
                  10: Abas das “Fases”: No alto 
                    da tela de gerenciamento, mostra ao usuário em qual 
                    fase do torneio ele está trabalhando. Após a 
                    digitação de todos os resultados do torneio, 
                    será criada uma nova aba, a “Classificação 
                    Final”, que exibirá a posição final 
                    de todos os participantes no torneio.
                  11: Mini-Botão “Regulamento”: 
                    em azul, à esquerda do letreiro, exibe ao usuário 
                    o regulamento do torneio ou, caso não tenha ainda sido 
                    feito algum regulamento, permitirá ao usuário 
                    que cadastre um regulamento para o torneio.
                  12: Mini-Botão “Editar Copa”: 
                    em azul, à esquerda do letreiro, exibe o formato texto 
                    do torneio, com informações como nome da copa, 
                    nomes dos participantes e formatação das fases, 
                    uma à uma, com número de participantes, quantos 
                    se classificam, etc. Pode ser editado à mão 
                    se necessário, mas cuidado, uma edição 
                    errada pode deixar o arquivo do seu torneio com defeito.
                  13: Mini-Botão “Imprimir Súmulas”: 
                    em azul, à esquerda do letreiro, imprime as súmulas 
                    dos jogos do grupo e fase que estão sendo mostrados 
                    na tela no momento do clique. As súmulas podem ser 
                    usadas para os participantes anotarem o resultado das partidas, 
                    caso o regulamento do evento necessite.
                  14: Mini-Botões “Avançar 
                    e Voltar”: em verde, à direita do letreiro, possibilita 
                    ao usuário avançar a visualização 
                    de um grupo ao outro da fase em questão. Caso esteja 
                    em uma fase final que só tenha um grupo ou um play-off, 
                    os botões estarão indisponíveis.
                  15: “Grupo” ou “Chave”: 
                    Entre os mini-botões avançar e voltar, o rótulo 
                    informa em qual grupo (se for uma fase de grupos) ou qual 
                    chave (caso seja uma fase final com play-offs) o usuário 
                    está trabalhando.
                  Para inserir resultados dos jogos disputados, 
                    clique no botão “Tabela” no menu à 
                    esquerda, escolha o jogo e digite o placar, clicando com o 
                    mouse nos campos específicos. Depois de inseridos os 
                    placares das partidas, clique em “Classificação” 
                    no menu à esquerda e o Sports Manager exibirá 
                    a classificação atualizada do grupo.
                  Depois de preenchidos todos os placares da 
                    1ª Fase, clique na aba superior da 2ª Fase e serão 
                    exibidos os grupos ou play-offs já com os participantes 
                    preenchidos, de acordo com as suas instruções 
                    no ato da criação da copa (classificação 
                    padrão ou de modo geral). Caso tenha criado uma copa 
                    com classificação “Personalizada”, 
                    será aberto um formulário para que o usuário 
                    escolha quais participantes irá classificar para a 
                    2ª Fase, e em quais grupos ele serão colocados.
                  Os procedimentos repetir-se-ão nas 
                    fases seguintes, da mesma maneira como descrito acima, para 
                    todo o torneio.
                  O usuário pode, a qualquer momento, 
                    imprimir as telas mostradas no painel de gerenciamento, bem 
                    como salvar a copa, mesmo ela não tendo sido encerrada, 
                    e continuar a gerenciar o evento em outra oportunidade.
                  
                    
                    3.0 - Quem fez:
                  a) Programação:
                    Luiz Gonzaga Soares
                    Ralph Luiz Solera
                  b) Design:
                    Ralph Luiz Solera
                  
                    
                    4.0 - Especificações técnicas:
                  Melhor utilizar com resolução 
                    de vídeo 800x600 pixels ou superior. Configuração 
                    mínima exigida: Pentium III 2.5 Ghz - 512 MB memória 
                    RAM e 100 MB de espaço livre no disco rígido.
                  
                    
                    5.0 - Contato:
                  Problemas, dúvidas ou sugestões:
                    email para: sportsmanager@solecorp.com.br